Natal2GO! Mértola 2011

 

 

Diz o apóstolo Paulo na primeira carta aos Coríntios: “Fiz-me tudo para com todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns”.
 
À semelhança, foi o facto de reconhecermos neste projeto potencialidades para criar pontes que facilitam a aproximação às pessoas do meio onde estamos inseridos, que nos impeliu a abraçar o Projeto Evangelístico Ministério No-Limit e a colocá-lo em prática em Dezembro, numa pequena vila situada no extremo sul da região do Baixo Alentejo - Mértola.
 
Trata-se de um projeto de evangelismo criativo, invulgar na forma, mas poderoso no impacto. Invulgar, porque em plena quadra natalícia, nada melhor que usar a figura do Pai Natal, um velhinho simpático e figura emblemática aceite pela maioria, para criar o necessário elo de aproximação às populações.
 
Depois de conquistada a confiança e a abertura do povo, foi muito fácil conseguir o objetivo para o qual nos propusemos a executar todo este trabalho, a saber, o contacto pessoal para apresentar Jesus como o Salvador que nasceu em Belém.
 
Foi pelo desejo de proclamar o amor de Deus, que um grupo de gente no final de tarde de uma sexta-feira, aceitou vestir-se de pai natal e, ao som de violas, sair com alegria a cantar pelas ruas da Mírtilis alentejana, anunciando a Jesus como a esperança do Natal.
 
Percebemos o impacto que um grupo de pessoas de barba branca, vestidas de vermelho, a tocar e a cantar pelas ruas fora podem causar. As crianças deliraram com as figuras e assim, através delas, conseguimos estabelecer diálogo com os pais, entregando-lhes a mensagem do evangelho, através do folheto “O Maior Presente de Sempre”, muito bem concebido e fornecido pelo ministério No-Limit.
 
A receção foi ótima, e o impacto também, pois durante aqueles dias toda a gente na vila falava sobre quem eram os “pais natais”.
 
Se a pessoa central e pela qual realizámos o projeto é a pessoa de Jesus Cristo, é indiscutível que a figura do pai natal serviu de “isco” para atrair as pessoas até nós.
 
Vários automóveis com crianças dentro, voltaram atrás e juntaram-se a nós e, desta forma pudemos transmitir o amor de Jesus.
 
Como resultado, uma pessoa telefonou-nos com o desejo de ir à igreja ouvir a Palavra de Deus. Aceitou a Jesus como Salvador e isto porque, naquela tarde, numa das ruas de Mértola, cruzou-se com um grupo de pessoas vestidas de pai natal.
 
Diz a Bíblia que “Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos”. Damos ações de graça a Deus que é fiel e a Sua Palavra não volta para trás vazia e continuamos a orar por todos aqueles a quem a preciosa semente foi entregue.
 
Deus continue a abençoar este ministério, e que através das ferramentas que ele coloca ao nosso dispor, possamos contribuir para o crescimento do reino dos céus.
 
Termino citando as Escrituras: “Mas esforçai-vos e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa” (II Cr 15:7).
 
 
João e Gena Carvalho | Missionários em Mértola

Galeria de Fotos: Natal2GO! Mértola 2011